sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O príncipe dos sonhos

Na infância, sonhávamos e críamos nos sonhos, nas histórias lidas ou contadas, nas princesas resgatadas para a vida e o amor, no final feliz e na
felicidade que viria após cada final. Costumávamos dormir esperando os lindos sonhos que certamente viriam e eram presságios da vida real. Dormíamos esperando que os príncipes nos acordassem com beijos suaves e puros e nos mostrassem as janelas, por onde fugiríamos para um passeio encantado. Voaríamos, veríamos de cima toda a cidade adormecida e acreditávamos que cada uma daquelas pessoas tivesse o seu príncipe, ou a sua princesa e que possivelmente, naquelas horas silenciosas, cada uma delas estaria embevecida com os seus próprios sonhos. Deveríamos continuar a sonhar como crianças crendo que, ao acordarmos dos sonhos encantados, tudo estaria tal qual naquelas viagens extasiantes e, de certo nossa vida seria arrebatadora e cheia de arroubos juvenis. Ao amadurecermos perdemos a capacidade de sonhar. Perdemos todas as certezas, a esperança de uma vida de enlevo e plenitude. A vida muda, se transforma, porém os sonhos não devem morrer jamais. São eles que nos mantém vivos e plenos de felicidade. Que ao adormecermos, possamos encontrar os nossos anjos protetores, pois esses, sim, são os príncipes de hoje. Nunca nos abandonarão, sempre estarão ao nosso lado, velando para que tenhamos os doces sonhos de outrora.

33 comentários:

  1. Sonhar dormindo ou acordada faz parte do nosso viver.
    Penso que todos temos nossos sonhos das duas formas.E é realmente como descreves :_os sonhos noturnos continuam povoando nossas noites, quase sempre mas os outros diminuem de acordo dom nossas frustrações.
    Gostei do texto Sandra, e da possibilidade de se encher de esperanças de que nosso anjo nos ajude a sonhar e sonhar , muito ainda!
    bom sábado
    com abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Lis, pela visita e pelo comentário, sempre tão cheio de benevolência. Desejo a você um sábado abençoado.
      Beijos.

      Excluir
  2. Sandra vim agradecer sua carinhosa Visita,dizendo que sua casinha é muito delicada e cheia de paz!
    Obrigada pelo carinho e seu delicado comentário..Me chamo Juliana e estou a sua disposição no que precisar!
    Um beijo em teu core e volte Sempre agora faço parte da sua casinha como membro e estarei sempre por aqui!!

    Muak

    Juliana
    (Semeando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana, lindo nome. Seja sempre bem-vinda aqui, com seus comentários oportunos e gentis.
      Beijinhos doces e um ótimo domingo!

      Excluir
  3. Quando tiver um tempinho me visite em outras casinhas!

    http://julearauju.blogspot.com.br/

    http://saudealternativaa.blogspot.com.br/

    Beijos minha mais nova amiga!
    Muak

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, amiga, irei conhecer as suas outras casinhas. Obrigada, mais uma vez, pela visita.
      Beijinhos doces.

      Excluir
  4. Olá, Sandra, os sonhos parecem que são recompensas; sonhar dormindo é o reflexo de nossos dias, tudo vai para o inconsciente e depois volta à tona vestido de lembranças ou querendo deixar algum recado... E sonhar acordado é o sonho consciente, estamos dirigindo nossa vontade para o que pensamos aconteça. De qualquer forma (não sendo pesadelos) é ótimo. Muitas vezes ao acordar tento me lembrar de um lindo sonho que tive e não consigo. E lamento. No movimento surrealista, aquelas fantásticas obras, para mim o movimento mais lindo, eram obras inconscientes, vindas muitas vezes dos sonhos. Veja só o que podem fazer nossos sonhos! Já me vali de meus sonhos para as crônicas, uma delas chama-se 'O dia em que chorei em Amsterdam'. Dê uma olhada para ver um sonho... Está no índice.

    Beijos pra você, Sandrinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Taisinha, por comentar. Fiquei curiosa quanto à sua crônica. Vou fuçar depois, sim. Tenho a certeza de que deve ser ótima, como tudo que escreve. Eu creio, piamente, que possamos encontrar os nossos entes que já partiram, nossos espíritos protetores e de esferas elevadas. Mas não nego que muitos dos nossos sonhos, enquanto dormindo, são, aparentemente sem nexo, resultado de todas as coisas que presenciamos e que nos surgem de forma retorcidas, frutos do inconsciente, este eu creio muito, tenho cada sonho indecifrável...rsrs
      Amo a sua presença aqui, Tais. És um encanto.
      Um domingão abençoado, amiga, cheio e luz e e bons fluidos.
      Beijinhos doces.

      Excluir
  5. São os sonhos que nos movem, que nos fazem lutar, que nos fazem sorrir.
    Viver um sonho não faz bem, mas sonhar a vida dá-nos uma força que vem de dentro e nos leva a momentos únicos, experiencias que preenchem a nossa vida de pura magia.

    Gostei do texto, insentiva a não deixar de sonhar, a não deixar os sonhos para trás...

    No meu blog "Sol da Meia-Noite" tenho um texto que aborda o tema num outro panorama, mas a mensagem não deixa de ser a mesma: "O medo rouba os sonhos..." cabe-nos a nós não deixar que isso aconteça.

    Um beijinho Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula, pelo comentário, por ter gostado do texto. É um prazer ler os comentários que complementam o meu texto e, que são sempre bem-vindos.
      Beijinhos.

      Excluir
  6. Sandra, minha linda, fiquei aqui a pensar nos muitos sonhos que povoaram a minha infância e juventude. Soubeste bem descrever a magia que envolvia a imaginação quando, após a leitura feita por um adulto ou até uma história inventada, outros elementos vinham se juntar à mente infantil para produzir um reino encantado onde tudo era lindo, harmonioso, diferente. Depois, já na adolescência, eram os príncipes encantados com seus fogosos cavalos brancos, e as delicadas princesas que moravam num belo castelo, que vinham nos fazer sonhar com o nosso próprio príncipe já escolhido entre os amigos ou colegas do nosso dia a dia. Que tempo bom aquele em que tudo era magia! Já adultos feitos, passamos a ver que nem sempre os sonhos que povoam a nossa mente podem se concretizar na realidade. Junto dos sonhos também sobrevivem as decepções. Ainda bem que muito daquilo que sonhamos, ou idealizamos, ou ainda conseguimos projetar, se tornam reais, mesmo que depois de muita luta para que consigam sobreviver também neste mundo real. Mas o importante, querida amiga, é que como bem disseste, são os sonhos que "nos mantém vivos e plenos de felicidade" e é através deles que nosso anjo protetor vem nos trazer as importantes mensagens que na vida prática podemos classificar como “intuição” ou “presságio”. De alguma forma sabemos que os nossos anjos protetores “nunca nos abandonarão, sempre estarão ao nosso lado, velando para que tenhamos os doces sonhos de outrora”, como bem finalizaste essa beleza de postagem.
    Quanto ao teu pedido de colocar uma foto no meu Perfil, tenho tentado fazer isto, mas acontece que o Sapo exige uma dimensão exata da foto para que possa ser registrada. Como não tenho muita habilidade (ou até um bom tempo disponível) para fazer essa adequação, vou continuar tentando.
    Com relação a escrever um livro, acredito que tua alma sensível foi quem ditou esta sugestão, pois meus escritos nada mais são que “desabafos” de uma alma que muitas vezes se vê cheia de sentimentos e emoções por vezes tão conturbadores que só mesmo extravasando em textos como os que deixo publicado. Não são, minha doce amiga, textos dignos de uma publicação através de livros. Deixo esse feito para os verdadeiros poetas, aqueles que além de escreverem com alma e coração estão também atentos a um linguajar específico.
    De qualquer forma, agradeço pelo carinho que sempre trazes nos teus lindos e doces comentários que muito me enchem a alma de ternura e alegria.
    Estou deixando um punhado de sorrisos e um tantão de estrelas para enfeitar a tua semana, desejando que as horas te cheguem nas asas da alegria e das realizações.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, minha querida Helena, quanta modéstia. Tantos menos talentosos estão por aí, lançando os seus desabafos em livros. Você possui, sim, características necessárias para se tornar uma escritora de muitos leitores, assim como muitos blogueiros amigos que por aqui passam.
      Beijos doces, querida, sua visita sempre me enche de contentamento.

      Excluir
  7. Tens toda a razão, devemos continuar a sonhar.
    Porque o sonho comanda a vida (disse o Gedeão).
    Magnífico texto, parabéns pelo teu talento literário.
    Tem uma boa semana, querida amiga Sandra.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilson, agradeço o seu comentário, amigo, tenho muito a aprender contigo e com tantos outros, que por aqui passam. Sou, apenas, uma mera contadora de histórias.
      Uma noite abençoada!
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, minha querida amiga, Sandra Cristina de Carvalho !
    Parabéns pelo bom gosto, pela suavidade e beleza do
    texto. São próprios da sensibilidade de uma bela Poetisa.
    Muito agradecido, também, pela carinhosa e doce visita.
    Um fraterno abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querido amigo, agradeço pelo seu comentário tão gentil e carinhoso.
      Você é mais um amigo com o qual pretendo extrair mais conhecimentos, aumentar o meu aprendizado e experiência.
      Obrigada, querido, pela visita, pra mim foi um prazer tê-lo em meu cantinho.
      Beijos.

      Excluir
  9. Sandra, minha querida! Achei fenomenal sua reflexão poética, seu texto é exuberante, além de tocante e belo; tudo nele confirma e exalta o quão importante é sonhar... Uma vez li, não sei onde, que: sonhar é viver...
    Um beijo sem tamanho e pareça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu querido amigo, Viviani! Sempre bom tê-lo em meu cantinho, amo as suas visitas e, os seus comentários são muito importantes pra mim, uma mera aprendiz. Grata pelos elogios e vou aparecer, sim, não poderia esquecer um mestre das letras, tal qual é você, amigo.
      Um ótimo final de semana, cheio de bênçãos!!!!

      Excluir
  10. Os sonhos comandam a vida, se paramos de sonhar o mundo fica mais triste e o nosso caminho mais amargo.
    Excelente texto.
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, querida amiga, obrigada pelo amável comentário. Sua visita é prazerosa e alegra ao meu coração. Sei que estou devendo muitas visitas, inclusive, à você. Mas é que aproveito os momentos em que a internet tá boa pra fazer algumas coisas. São meses de problemas com a 'OI Velox.' Já vieram tantos técnicos aqui, e o problemas continua. A Anatel nos prometeu resolver os problemas. Espero que consigam. Parece até que é algo sobrenatural.rsrsr
      Espero, em breve, postar sobre a resolução desse caso.
      Um final de semana abençoado!!!!
      Beijos doces.

      Excluir
  11. Oi, mais bela e simpática das baianas!
    A saudade me trouxe para deixar meus votos de uma semana esplendorosa...
    Beijos e sinta-se abraçada.
    P.S - pra mim não adianta você responder aqui; não recebo e não sei por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Viviani, se voltar aqui, leia as minhas respostas. Infelizmente, é assim que funciona. Quem sabe o Blogger não muda e você passa a receber as respostas em seu email? Seria o ideal. Beijinhos doces, amigo.

      Excluir
  12. O sonho como semente para a realidade! Belo lirismo do texto, bela reflexão.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sandra!
    O que seria de nós sem os sonhos...
    São eles que fortalecem nossas esperanças de encontrarmos dias melhores!
    Obrigada pelo seu comentário no Prosas Poéticas!
    Seu blog é um encanto.
    Obrigada!
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariângela, pela visita e pelo comentário gentil.
      Esperamos por dias melhores, sim. Nossas esperanças e nossos sonhos nos sustentam.
      Uma semana abençoada e cheia de paz!!!!
      Beijos.

      Excluir
  14. Onirismo

    E um belo dia acordamos para a vida
    Em torno apenas um mundo bisonho
    E por dentro talvez uma alma ferida
    Então nada mais resta daquele sonho

    Pois o dia-a-dia diverge da realidade
    Nada que existe será sempre assim
    Infelizmente há muita mediocridade
    Este triste viver é bem mais chinfrim.

    Que sonhos fossem reais eu quisera
    Onde a dureza da vida não existisse
    E a existência fosse apenas quimera
    Estranha a toda e qualquer chatice.

    Viver no mundo assim quem me dera,
    Curtir o feliz deleite da minha velhice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jair, pela visita e pelo poema/comentário. Pois é. A vida é tão dolorosa que criei um espaço onírico, na maioria das vezes, para me exilar desse mundo tão estranho a mim. Amei o poema.
      Uma semana de muita paz e luz!!!!

      Excluir
  15. Minha linda, não encontrando uma nova postagem, deixo-te um punhado de estrelas e um ramalhete de sorrisos para enfeitar a tua semana.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Helena, não estou postando, por enquanto, até resolver os problemas com a internet daqui, que já está causando estresse em todos.
      Mas poderá ler os outros textos. Obrigada pelo carinho de sempre, doce amiga. Tenha uma semana de muitas bênçãos!!!!
      Beijinhos doces.

      Excluir
  16. Sem dúvida o texto, mas magnífico que li nos últimos anos...
    sonhas é o primeiro passo para uma realidade física....
    bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigada pela visita ao meu cantinho, e pelos elogios ao texto. Que bom que tenha gostado. Seja bem-vindo!!!!
      Uma semana abençoada!!!!
      Abraço.

      Excluir
  17. Oi Sandra,
    Nunca sonhei com príncipes encantados, brincava tanto que dormia demais.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir